terça-feira, 1 de maio de 2007

DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalhador (no Brasil também chamado Dia do Trabalho) é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado nacional em muitos deles.

Saiba por que essa data é importante:

No dia 1° de maio, homenageamos todos os trabalhadores do mundo. Se você prestar atenção, vai notar que tem contato com vários trabalhadores. São professores, motoristas de ônibus, carteiros, balconistas, médicos, vigias, donas-de-casa e outros. Para que a gente possa viver bem em grupo, todas essas pessoas trabalham de formas diferentes e devem ser valorizadas.

A data foi escolhida porque no dia 1° de maio de 1886 aconteceu uma greve geral em Chicago, nos Estados Unidos, que teve conseqüências importantes. Havia muitas fábricas na cidade e os operários viviam mal, pois eram obrigados a trabalhar 13 horas por dia e os salários eram baixos. Para mudar isso, milhares de trabalhadores protestaram. Eles pararam de trabalhar, fizeram passeatas e não deixaram ninguém entrar nas fábricas. Quando a polícia entrou em ação, várias pessoas acabaram presas, feridas e algumas até morreram.

Para homenagear os participantes desse protesto que tentaram e conseguiram melhorar a vida dos trabalhadores, um grupo que se reuniu em Paris no ano de 1889 decidiu que 1° de maio seria o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil, a data só começou a ser comemorada a partir de 1925. Em alguns países como os Estados Unidos e o Canadá é festejada em setembro homenageando outros acontecimentos.

Texto de Rogério Coelho. Colaboração da professora Márcia, de Artes

Você sabia que...
  • O salário mínimo foi criado em 1° de maio de 1940 para que todos recebessem um valor que garantisse boas condições de vida? Hoje o salário mínimo tem um valor que é pouco para manter uma família ou mesmo uma pessoa.
  • Apesar de o salário mínimo ser obrigatório, há pessoas que ganham menos que isso?
  • Em 1° de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, que cuida para que as leis sobre as relações de trabalho sejam cumpridas?

Nenhum comentário: