quarta-feira, 5 de setembro de 2007

AS INSCRIÇÕES PARA OS CONCURSOS PARA AS ESCOLAS TÉCNICAS JÁ ESTÃO ACONTECENDO. FIQUE ATENTO!

Concurso para o CEFET - 2008 - Unidades Maracanã e Maria da Graça

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Unidade Maracanã (930 vagas)
Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Maria da Graça (180 vagas)
DA INSCRIÇÃO
Art. 6º. A inscrição no processo seletivo será realizada por meio de Ficha de Inscrição preenchida pelo candidato ou por seu responsável e encaminhada à Comissão Permanente de Concursos do CEFET/RJ (COPEC), no Posto de Inscrição que funcionará, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, no Campus III do CEFET/RJ, à Rua General Canabarro, 552, Maracanã, no período de 10 a 28 de setembro de 2007.

Art. 7º. O pagamento da taxa de inscrição, no valor principal de R$ 30,00 (trinta reais),deverá ser feito mediante GRU (Guia de Recolhimento da União), extraída de https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, informando código e gestão da Unidade Favorecida, 153010 e 15244, respectivamente, código de recolhimento, 28900-0, e nº de referência, 02.2007, além do CPF e nome do contribuinte (o candidato ou seu responsável).
§ 1º. Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição à Direção-Geral, nos dias 5 e 6 de setembro de 2007, das 10 às 16 horas, mediante requerimento a ser preenchido no Campus III do CEFET/RJ, à Rua General Canabarro, 552, Maracanã,
apresentando cópia da carteira de identidade do responsável, cópia da certidão de nascimento do candidato, cópia das contas de luz de julho e agosto de 2007 em nome do responsável, e original de declaração da escola em que cursou o Ensino Fundamental ou
em que esteja cursando o 9º ano (antiga 8ª série) desse nível de ensino.
§ 2º. Em hipótese alguma haverá devolução do valor da taxa de inscrição paga, que
só terá validade para o presente processo seletivo.
Art. 8º. Para que a inscrição seja efetivada, deverão ser observados os seguintes
procedimentos:
I. apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou comprovante de
isenção de taxa, que será trocado pelo kit de inscrição;
II. entregar a Ficha de Inscrição preenchida, com uma foto 3x4 recente, datada e colorida;
III. receber o Cartão de Inscrição devidamente carimbado e rubricado.
Parágrafo Único. No Cartão de Inscrição, contendo a foto do candidato, constarão seu nome e número de inscrição e o local de prova da 1ª fase.
Art. 9o. O preenchimento da Ficha de Inscrição será de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável. Para que possa produzir todos os efeitos a que se destina, deverá ser feito com estrita observância das normas deste Edital e das instruções que constam no Manual do Candidato.
§ 1º. Em nenhuma hipótese será permitida qualquer modificação na Ficha de Inscrição, após sua efetivação.
§ 2º. Em nenhuma hipótese será permitida a inscrição em caráter condicional.
§ 3º. É obrigação do candidato ou de seu responsável conferir os dados constantes na Ficha de Inscrição e tomar conhecimento das informações nela contidas.
Art. 10. O candidato deverá preencher o Questionário de Informações Socioculturais e entregá-lo junto com a Ficha de Inscrição.
DAS PROVAS
Art. 11. O presente processo seletivo se dará em duas fases.
Art. 12. A primeira fase constará de uma prova objetiva de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, distribuídas conforme o quadro a seguir. Esta fase visa à pré-seleção de uma quantidade de candidatos equivalente ao dobro do número de vagas oferecidas
para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, totalizando 2.220 (dois mil,duzentos e vinte) candidatos, respeitada a ordem de classificação. Estes estarão aptos a participar da segunda fase.
ÁREA DE CONHECIMENTO
N.º DE QUESTÕES N.º DE PONTOS
Língua Portuguesa 10 50
Matemática 10 50
Ciências (Física, Química e Biologia) 10 50
Estudos Sociais (História e Geografia) 10 50
TOTAL 40 200
§ 1º. Em caso de empate na classificação dos candidatos, o critério de desempate obedecerá à seguinte ordem:
a) maior número de pontos obtidos na prova de Língua Portuguesa;
b) maior número de pontos obtidos na prova de Matemática;
c) maior número de pontos obtidos na prova de Ciências;
d) idade dos candidatos, da maior para a menor.
Em caso de empate com o número de pontos da 2.220a colocação, todos os candidatos com o mesmo número de pontos estarão aptos à segunda fase.
§ 2º. A prova relativa à primeira fase será realizada no dia 20 de outubro de 2007,das 9 às 13 horas.
§ 3º. O candidato deverá apresentar-se no local da prova dessa primeira fase com 01(uma) hora de antecedência e munido do seu Cartão de Inscrição.
§ 4º. Todos os candidatos farão a prova de 1ª fase no Estádio Mário Filho(Maracanã) e deverão prestar atenção à rampa de entrada: setor “cadeira”,entrada pela rampa da UERJ; setor “arquibancada”, entrada pela rampa em frente à estátua do jogador Belini.
§ 5º. Para a prova objetiva de múltipla escolha, o candidato deverá levar uma prancheta e caneta azul ou preta, para o preenchimento do Cartão-Resposta. O candidato que não preencher o Cartão de acordo com as instruções do Manual do Candidato e da capa da prova será eliminado, caso não seja possível realizar o procedimento de leitura
ótica. Para rascunhar e preparar as respostas às questões propostas, o candidato poderá fazer uso de caneta, lápis e borracha.
§ 6º. É proibido o uso de calculadora, régua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, bem como portar pagers, celulares ou quaisquer outros meios de comunicação.
§ 7º. O candidato só poderá sair do local de realização das provas após 60(sessenta) minutos do seu início.
§ 8º. Os candidatos habilitados para a segunda fase deste processo seletivo deverão anotar em seu cartão de inscrição, em espaço reservado para este fim, as informações sobre o local da prova dessa fase, conforme resultado que será divulgado em 8 de novembro de 2007, a partir das 19 horas, no Posto de Divulgação de Resultados e no site da empresa responsável pela execução do concurso.

Art. 13. A segunda fase deste processo seletivo consistirá de duas provas: uma prova discursiva de Matemática, contendo dez questões, e uma prova de Língua Portuguesa(redação), valendo cada uma delas 100 (cem) pontos, totalizando 200 (duzentos) pontos.
§ 1º. As provas dessa segunda fase ocorrerão no dia 10 de novembro de 2007, das 9 às 13 horas, no Campus I do CEFET/RJ, situado à rua General Canabarro, 485, Maracanã.
§ 2º. O candidato deverá apresentar-se no local onde se realizará a segunda fase com 01 (uma) hora de antecedência, munido do seu Cartão de Inscrição.
§ 3º. É proibido o uso de calculadora, régua, esquadro,transferidor, compasso ou similares, bem como portar pagers, celulares ou quaisquer outros meios de comunicação.
§ 4º. O candidato só poderá sair do local de realização das provas após 60 (sessenta) minutos do seu início.

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Art. 14. Os resultados das provas do processo seletivo serão divulgados pela empresa organizadora do concurso, no Posto de Divulgação de Resultados, à Rua General Canabarro, 552, Maracanã, Campus III do CEFET/RJ, a partir das 19 horas, e em seu
site, conforme o seguinte calendário:
I. dia 8/11/2007 – resultado da prova objetiva (1a fase), com divulgação dos candidatos classificados para a prova discursiva (2ª fase) e locais de realização dessa prova;
II. dia 30/11/2007 – resultado da prova discursiva (2a fase) e classificação geral.

DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 16. A classificação geral dos candidatos dar-se-á em função do total de pontos obtidos, considerando a soma dos resultados das provas das duas fases.
§ 1º. Em caso de empate na classificação geral, o critério de desempate obedecerá à seguinte ordem:
a) maior número de pontos obtidos nas provas de Língua Portuguesa (objetiva + redação);
b) maior número de pontos obtidos nas provas de Matemática (objetiva + discursiva);
c) maior número de pontos na área de conhecimentos Ciências, da primeira fase;
d) idade dos candidatos, da maior para a menor.


DAS CONVOCAÇÕES PARA MATRÍCULA
Art. 20. Os 1.110 (mil, cento e dez) candidatos mais bem classificados e, portanto, com direito a ocupar as vagas oferecidas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ou na Unidade de Ensino do Maracanã, ou na Unidade de Maria da Graça, deverão comparecer ao Auditório I do CEFET/RJ, à Av. Maracanã, 229, às 10
horas, para a escolha do curso e a efetivação da matrícula, nas datas a seguir apresentadas de acordo com a escala de classificação:
DATAS CLASSIFICAÇÃO GERAL
10/12/2007 Do 1º ao 160º lugar
11/12/2007 Do 161º ao 320º lugar
12/12/2007 Do 321º ao 480º lugar
13/12/2007 Do 481º ao 640º lugar
14/12/2007 Do 641º ao 800º lugar
17/12/2007 Do 801º ao 960º lugar
18/12/2007 Do 961º ao 1.110º lugar
Art. 21. A efetivação da matrícula será realizada mediante os seguintes procedimentos:
I. preenchimento da ficha de matrícula;
II. apresentação obrigatória de:
• certidão de nascimento (original e cópia);
• dois retratos 3x4 recentes coloridos;
• declaração ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia);
• título de eleitor, para os maiores de 18 anos (original e cópia);
• certificado de reservista, para os maiores de 18 anos, do sexo masculino.
§ 1º. Estando completa a documentação, somente o responsável legal ou portador
de procuração por ele outorgada poderá assinar o pedido de matrícula no CEFET/RJ.
§ 2º. A falta de qualquer documento exigido implicará perda do direito à matrícula.
§ 3º. O candidato classificado que, independentemente de motivos, não comparecer
na data e no horário determinados no Art. 20, será considerado desistente, perdendo
definitivamente o direito à vaga, em caráter irrecorrível.
§ 4º. O candidato que chegar ao local de matrícula após a chamada de seu nome perderá sua vez na ordem de opção de curso, devendo aguardar para ser chamado novamente após o atendimento do último convocado para aquele dia, quando, então, escolherá entre as vagas restantes aquela que mais lhe interessar. Ao final de cada dia, a
nova chamada também obedecerá rigorosamente à ordem de classificação geral dos convocados para aquela data.
Art. 22. Visando ao total preenchimento das vagas para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, poderão ocorrer até duas novas convocações para matrícula, segundo o calendário do concurso. Essas novas convocações serão divulgadas no site da empresa e no Posto de Divulgação de Resultados.
Art. 23. Para efetivação da matrícula, os candidatos chamados em 2ª e 3ª convocações deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos no Art. 22, comparecendo ao Auditório III do CEFET/RJ, à rua General Canabarro, 485, às 10 horas, conforme a seguinte escala:
I. 2ª convocação, em 27/12/2007;
II. 3ª convocação, em 3/1/2008.
Art. 24. Os candidatos chamados nas 2ª e 3ª convocações deverão efetivar sua matrícula nas seguintes datas:
I. matrícula da 2ª convocação, 28/12/2007;
II. matrícula da 3ª convocação, 4/1/2008.




Para maiores informações, acesse www.cefet-rj.br

Folclore

Teremos exposições e apresentações relativas ao Folclore nos dias 12 e 13 de setembro. Aguardem mais notícias!